filosofia

filosofia

O Colégio Anchieta acredita em alguns princípios que definem as suas crenças no processo educacional de seus alunos.
Estas crenças são as seguintes:

1) Crença na educação:
A educação no Anchieta baseia-se na humanização, na responsabilidade, na democracia, na criatividade, no espírito crítico e na autonimia. Esses fatores são fundamentais à formação de cidadãos inovadores, solidários e comprometivos com o bem comum.

2) Crença no aluno:
No Anchieta, o aluno possui luz própria e pode desenvolver livremente o seu potencial, mas também é orientado para suas responsabilidades. É importante que ele compreenda que há normas a serem seguidas na Escola e na Socidade e, assim, prepare-se para superar os desafios que surgirão em toda a sua ...

3) Crença no Educador:
Os Educadores são a alma de nossa Escola. Eles são criativos e entusiasmados. São capazes de ensinar, de ouvir, de motivar e, principalmente, de aprender sempre.

4) Crença no relacionamento Família-Escola:
A participação da Família é fundamental no processo educacional. Com auxílio das famílias, o Anchieta tem convicção de que a construção do conhecimento por parte do aluno se dará de forma completa.

5) Crença no Material Didático:
O Anchieta acredita que o material didático escolhido "Positivo" é um ótimo referencial para a Escola e o Professor conduzirem o aprendizado com qualidade e liberdade, fazendo dele a base para motivar os alunos ao prazer da descoberta do conhecimento.

6) Crença na mente e no corpo:
O Anchieta incentiva o esporte porque acredita que ele traz consigo muitos valores de vida, os quais acompanham o aluno dentro e fora da escola tais como: espírito de equipe, liderança, determinação, disciplina e amizade.

7) Crença na Formação para a Vida:
O Anchieta acredita que o aluno constrói o conhecimento à medida que a Escola e a Família oportunizam um número crescente de experiências e de informações. Os alunos participam de inúmeras atividades que contemplam aqueles que são considerados nossos valores de vida: responsabilidade, respeito, solidariedade, justiça, honestidade, amizade e humilde.

8) Crença na Formação Integral:
A formação integral do ser humano se faz pelo desenvolvimento concomitante da inteligência e da sensibilidade. As manifestações artísticas com todas as suas linguagens (música, teatro, poesia, pintura, expressão corporal, etc.) São outros tantos canais oferecidos pelo Anchieta, os quais proporcionam ao aluno uma percepção mais abrangente e harmoniosa do mundo, facilitando o convívio social.

Copyright © 2016. Todos os Direitos Reservados.